Nessa pesquisa de campo foi
realizada uma entrevista com duas professoras de Educação Infantil, de Escola Pública.
Professora: Maria de Fátima Costa Bezerra
Professora de Ensino Fundamental
1) Fale sobre sua formação acadêmica:
Fiz o curso de magistério, Faculdade de pedagogia séries iniciais, pós graduação em Educação Inclusiva e vários outros cursos na área de Ensino Especial, inclusão.
2) O que fez você escolher a profissão de docente na Educação Infantil?
A princípio porque minha família queria, porém no decorrer do tempo me identifiquei e não me arrependo da escolha.
3) A sua formação no curso superior de pedagogia foi suficiente para que pudesse desenvolver um trabalho seguro e de qualidade junto a seus alunos? Explique.
Nunca é o suficiente, a teoria é totalmente diferenciada da prática, a nossa realidade é outra.Estamos em constante formação a cada instante estamos aprendendo algo novo e diferente,
4) Quais as suas maiores dificuldades profissionais?
A desvalorização da nossa profissão, que causa um grande desgaste físico e emocional.
5) Que nota você daria para o seu trabalho como docente e que buscaria melhorar?
Ser professor não é nada fácil, gasta-se tempo com a falta de infraestrutura adequada, elaboração das aulas, pais descompromissados e alunos rebeldes.
Daria nota suficiente para com tudo que faço, com as condições mínimas de trabalho, e procuraria investir mais em outros projetos que buscam alfabetizar as crianças um pouco mais rápido.
Professora: Conceição Machado de Aguiar Gomes.
Turma: Classe Especial/ DMU- Deficiências Múltiplas.
Professora: Conceição Machado de Aguiar Gomes.
Turma: Classe Especial/ DMU- Deficiências Múltiplas.
1)
Fale sobre sua formação acadêmica:
Cursei
Magistério- séries iniciais na Escola Normal de
Ceilândia.
Graduação:
Bacharel e licenciatura em História na Universidade Católica
de Goiás.
Especializações:
Pós Graduação, Docência do Ensino
Superior, Psicopedagogia, Educação Inclusiva, Gestão
e Orientação Escolar e Educação Especial.
2)
O que fez você escolher a profissão de docente na
Educação Infantil?
(
Educação Especial).
Ser
educador é um dom acompanhado de sonhos, que no meu caso, foi
uma escolha profissional, desde a minha infância.
Em
sala de aula, ensinando me realizo enquanto pessoa, amo ser
professora e estou sempre buscando o aperfeiçoamento e
ajudando os meus alunos a superarem suas limitações.
Alfabetizador de coração, acredito que todos possuem a
capacidade do letramento sendo decodificando símbolos ou até
mesmo interagindo socialmente , apesar das suas limitações
acadêmicas. Por esses motivos sou regente em uma classe
Especial.
3)
A sua formação no curso superior de pedagogia foi
suficiente para que pudesse desenvolver um trabalho seguro e de
qualidade junto a seus alunos? Explique.
O
ensino acadêmico das universidades são essenciais mais
nunca suficientes
Cada
aluno é uma “caixinha de surpresa” e cabe ao professor
buscar o aperfeiçoamento para sanar as dificuldades das
crianças. E infelismente, é na prática docente
que realmente aprendemos a arte de ensinar um aprendizado diário
que necessita prioritariamente da humanidade do profissional,
assumindo que sempre precisa buscar mais e mais o conhecimento.
4)
Quais as suas maiores dificuldades profissionais?
- Falta da parceria familiar/ escola.
- Infraestrutura.
- Recursos materiais.
- Desvalorização profissional.
5)
Que nota você daria para o seu trabalho como docente e que
buscaria melhorar?
Difícil
traduzir em números uma realidade permeada por tantos
desafios, etapas e processos. Assumo uma postura de construtor do
conhecimento, juntamente com meus alunos. Nas avaliações
e reflexões diárias que realizo, sempre acredito que
posso fazer mais.
Analise da Entrevista
Fui bem recebida nas
escolas , percebi que as professoras tem um foco em pedagogia, realmente gostam
da sua profissão , elas informaram que tem uma dificuldade por falta de materiais
e infra estrutura de qualidade, mas informaram também, que isso ocorre em quase
todas as escolas públicas, mesmo assim procuram realizar os projetos pedagógicos dentro do ano letivo com a parceria dos pais e da comunidade.
Também foi citado atividades extras que elas desenvolvem com os alunos , como feira de ciências ,
culturais com participação dos pais.
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