sexta-feira, 16 de outubro de 2015

PESQUISA DE CAMPO

Nessa pesquisa de campo foi  realizada uma entrevista com duas professoras  de Educação Infantil, de Escola Pública.


Professora: Maria de Fátima Costa Bezerra
Professora de Ensino Fundamental

1) Fale sobre sua formação acadêmica:

Fiz o curso de magistério, Faculdade de pedagogia séries iniciais, pós graduação em Educação Inclusiva e vários outros cursos na área de Ensino Especial, inclusão.

2) O que fez você escolher a profissão de docente na Educação Infantil?

A princípio porque minha família queria, porém no decorrer do tempo me identifiquei e não me arrependo da escolha.

3) A sua formação no curso superior de pedagogia foi suficiente para que pudesse desenvolver um trabalho seguro e de qualidade junto a seus alunos? Explique.

Nunca é o suficiente, a teoria é totalmente diferenciada da prática, a nossa realidade é outra.Estamos em constante formação a cada instante estamos aprendendo algo novo e diferente,

4) Quais as suas maiores dificuldades profissionais?

A desvalorização da nossa profissão, que causa um grande desgaste físico e emocional.

5) Que nota você daria para o seu trabalho como docente e que buscaria melhorar?

Ser professor não é nada fácil, gasta-se tempo com a falta de infraestrutura adequada, elaboração das aulas, pais descompromissados e alunos rebeldes.
Daria nota suficiente para com tudo que faço, com as condições mínimas de trabalho, e procuraria investir mais em outros projetos que buscam alfabetizar as crianças um pouco mais rápido.



Professora: Conceição Machado de Aguiar Gomes.
Turma: Classe Especial/ DMU- Deficiências Múltiplas.

1) Fale sobre sua formação acadêmica:

Cursei Magistério- séries iniciais na Escola Normal de Ceilândia.
Graduação: Bacharel e licenciatura em História na Universidade Católica de Goiás.
Especializações: Pós Graduação, Docência do Ensino Superior, Psicopedagogia, Educação Inclusiva, Gestão e Orientação Escolar e Educação Especial.

2) O que fez você escolher a profissão de docente na Educação Infantil?

( Educação Especial).
Ser educador é um dom acompanhado de sonhos, que no meu caso, foi uma escolha profissional, desde a minha infância.
Em sala de aula, ensinando me realizo enquanto pessoa, amo ser professora e estou sempre buscando o aperfeiçoamento e ajudando os meus alunos a superarem suas limitações. Alfabetizador de coração, acredito que todos possuem a capacidade do letramento sendo decodificando símbolos ou até mesmo interagindo socialmente , apesar das suas limitações acadêmicas. Por esses motivos sou regente em uma classe Especial.

3) A sua formação no curso superior de pedagogia foi suficiente para que pudesse desenvolver um trabalho seguro e de qualidade junto a seus alunos? Explique.

O ensino acadêmico das universidades são essenciais mais nunca suficientes
Cada aluno é uma “caixinha de surpresa” e cabe ao professor buscar o aperfeiçoamento para sanar as dificuldades das crianças. E infelismente, é na prática docente que realmente aprendemos a arte de ensinar um aprendizado diário que necessita prioritariamente da humanidade do profissional, assumindo que sempre precisa buscar mais e mais o conhecimento.

4) Quais as suas maiores dificuldades profissionais?

  • Falta da parceria familiar/ escola.
  • Infraestrutura.
  • Recursos materiais.
  • Desvalorização profissional.

5) Que nota você daria para o seu trabalho como docente e que buscaria melhorar?

Difícil traduzir em números uma realidade permeada por tantos desafios, etapas e processos. Assumo uma postura de construtor do conhecimento, juntamente com meus alunos. Nas avaliações e reflexões diárias que realizo, sempre acredito que posso fazer mais.



Analise da Entrevista 


Fui bem  recebida nas escolas , percebi que as professoras tem um foco em pedagogia, realmente gostam da sua profissão , elas informaram que tem uma dificuldade por falta de materiais e infra estrutura de  qualidade,  mas informaram também, que isso ocorre em quase todas as escolas  públicas, mesmo assim procuram realizar  os projetos pedagógicos dentro do ano letivo com a parceria dos pais e da comunidade.
Também foi citado  atividades extras que elas desenvolvem com os alunos , como feira de ciências , culturais  com  participação dos pais.









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