quarta-feira, 14 de outubro de 2015

CONSTRUÇÃO DO SUJEITO EDUCADOR

Paulo Freire Criador de Idéias 

Paulo Freire, revelou ao mundo uma educação para além da sala de aula , capaz  não só de ensinar conteúdos e com comportamentos socialmente esperados e aceitos, mais também capaz de conscientizar a todas as pessoas. pensou nos jovens e adultos, trabalhadores , homens do campo e da cidade para abrir-lhes a possibilidade de enfrentarem a opressão e as injustiças.
Quando se fala em pedagogia no Brasil nos remete a acompanhar os grandes contribuidores da pratica no processo ensino-aprendizagem, pois os dois caminham juntos.



Hoje é preciso pensar, que o profissional que se forma e que irá trabalhar nessa área de educação, tem que estar preparada para mudanças rápidas, tem que entender a educação como um fenômeno , é preciso abordar as questões referentes ao campo de estudo.
 A pedagogia é a ciência da educação, é método para ensinar, ser pedagogo não é apenas ser professor, é ser responsável pelo educativo, é saber lidar com a diferença e fazer a diferença também, pois em suas mãos esta o futuro de muitas pessoas.
A educação de hoje exige que o docente seja dinâmico e criativo, pois os desafios que se colocam para o educador, na atualidade parecem se multiplicar.





Referência para o ensino brasileiro, Emília Ferreiro está ligada ao construtivismo , ou seja, elas constroem o próprio  conhecimento.
Suas pesquisas estão relacionadas a leitura e a escrita. Ela defende que os alunos analfabetos devem ter contato com diversos tipos de textos, e se indigna com quem defende o  método fônico de alfabetização, baseado em exercícios para treinar a correspondência grafemas e fonemas.
As descobertas que ela apresenta tornou-se obrigatória  nos meios pedagógicos e se espalharam pelo Brasil rapidamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário